De TV Bauru à TV TEM: veja fotos e cronologia do Canal 2, que entrou no ar há 65 anos e segue em atividade até hoje
04/08/2025
(Foto: Reprodução) TV Bauru - Canal 2 foi ao ar pela primeira vez em 1960
Arquivo/TV TEM
Em 1º de agosto de 1960, Bauru (SP) parou. Em uma cidade com cerca de 70 mil habitantes na época, movida pelo ritmo do maior entroncamento ferroviário da América do Sul, um novo tipo de magia chegava às casas com o primeiro sinal da TV Bauru Canal 2.
Era o sonho do empresário João Simonetti se tornando realidade, e que colocava a cidade no mapa como sede do primeiro canal de televisão fora de uma capital na América Latina.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Há 65 anos, a mesma concessão, solicitada a Getúlio Vargas e autorizada por Juscelino Kubitschek, segue no ar. Para celebrar essa jornada, a TV TEM e o g1 prepararam uma série de reportagens especiais que mergulham na história deste pioneirismo, contada a partir do mesmo casarão onde tudo começou.
Nesta primeira reportagem, confira a linha do tempo que marcou as transformações da TV Bauru, Rede Globo Oeste Paulista, TV Modelo e, hoje, TV TEM. Assista também à série de reportagens que irão ao ar pela TV TEM, a partir desta segunda-feira (4) até sexta-feira (8), no TN1 e TN2. (Assista a primeira reportagem abaixo).
65 anos da TV Bauru: emissora que deu origem à TV TEM é tema de série
LEIA TAMBÉM:
MAIOR BORDEL DO PAÍS: quem foi Eny Cezarino e como está a mansão hoje
NORTE-SUL: avenida que atravessa Bauru conta a história do desenvolvimento da cidade
DIA MUNDIAL DA TV: Bauru foi palco do primeiro canal regional da América Latina
TV Bauru Canal 2 - Pioneirismo
Confira a linha do tempo da pioneira TV Bauru até a TV TEM, afiliada Globo
Arte/TV TEM
Enquanto o mundo vivia a tensão da Guerra Fria e o Brasil inaugurava sua nova capital, Brasília, o imigrante italiano João Simonetti, já conhecido por fundar a rádio Bauru Rádio Clube (PRG-8) e a Rádio Cultura em Dois Córregos (SP), ousava mais uma vez.
A concessão para a TV, fruto de sua boa relação com o ex-presidente Getúlio Vargas, foi finalmente assinada em 1958 por Juscelino Kubitschek.
Fachada da TV Bauru - Canal 2
Arquivo/TV TEM
A grandiosidade da conquista foi tamanha que estampou as manchetes dos principais jornais da época, um período em que ter um canal de TV era um privilégio de gigantes como a TV Tupi e a Record.
Manchete de jornal anuncia pioneirismo de João Simonetti ao tentar concessão de canal de TV em Bauru (SP)
Arquivo/TV TEM
Com um sinal que alcançava poucas cidades vizinhas, a programação inicial era modesta, mas feita com paixão, incluindo telejornais, programas musicais e teleteatros.
Os altos custos de manutenção, no entanto, levaram a emissora a ser vendida para a Organização Victor Costa (OVC).
Estúdio da TV Bauru, já às mãos da Organização Victor Costa (OVC)
Arquivo/TV TEM
"Ela começou muito bem pensada, não apenas pelo João Simonetti, mas também pelo próprio Victor Costa, que já tinha a experiência da TV Paulista. A ideia era fazer uma TV que mostrasse a região, as pessoas", explica Elmo Francfort, diretor do Museu da TV em São Paulo.
Rede Globo Oeste Paulista - Desbravando o Oeste
Rede Globo Oeste Paulista foi o primeiro projeto consolidado de afiliadas Globo e foi ao ar em 1984 em Bauru (SP)
Arquivo/TV TEM
Em 1965, a OVC foi vendida para o Grupo Globo. A TV Bauru passou a retransmitir o sinal da nova rede, mantendo um bloco de jornalismo local. Em 1984, essa relação se aprofundou com um projeto visionário de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a criação da Rede Globo Oeste Paulista.
A ideia era aproximar o jornalismo da Globo das cidades do interior, um conceito pioneiro que moldou o modelo de afiliadas em todo o Brasil.
Fachada Rede Globo Oeste Paulista em Bauru
TV TEM/Reprodução
A jornalista Neusa Rocha foi designada para liderar a missão, que incluía sucursais em Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.
"A gente começou a montar toda a parte de edição em Bauru. Foi bem complicado, porque não tinha editor na cidade, então a gente tinha que importar gente do Paraná, de São Paulo, do Mato Grosso...", recorda Neusa.
A emissora foi ao ar em 24 de outubro de 1984. Foi nesse ambiente de inovação que muitos talentos surgiram, como o atual Diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares.
"Você faz televisão para as pessoas que você encontra no dia a dia. Na fila do banco, no supermercado. Essa televisão próxima, responsável, que se vê como parte da comunidade, é a televisão que eu aprendi a fazer e faço até hoje", afirma Amauri.
Equipe de reportagem da Rede Globo Oeste Paulista
Arquivo/TV TEM
TV Modelo - Era do Jornalismo Comunitário
Em 1998, a emissora passou por uma nova reestruturação, tornando-se TV Modelo e ajustando sua área de cobertura.
Estreia da TV Modelo em Bauru (SP)
Quatro anos antes, em 1994, Presidente Prudente deixou a Rede Globo Oeste Paulista para se tornar TV Fronteira. Anos antes, São José do Rio Preto e Araçatuba já tinham saído da cobertura de Bauru também e se transformado em Globo Noroeste Paulista.
A principal mudança com a chegada da TV Modelo foi filosófica com a consolidação do conceito de Jornalismo Comunitário.
A repórter Tânia Guerra estava na estreia da emissora e logo na abertura do jornal, o SPTV, a mudança foi anunciada.
"A emissora dá um novo passo rumo ao futuro. Queremos que a sua TV seja um espelho, um reflexo da nossa região. Queremos que a sua realidade venha para dentro da nossa telinha", disse a apresentadora na época.
Fachada TV Modelo em Bauru
TV TEM/Reprodução
TV TEM - A Chegada da Era Digital
A fase mais recente começou em 2003. A família do jornalista esportivo J. Hawilla comprou a TV Modelo e outras emissoras afiliadas da Globo em Sorocaba, São José do Rio Preto e Itapetininga, formando o grupo que hoje é a TV TEM.
Primeiro logo da TV TEM apresentado aos telespectadores
Cedoc/TV TEM
Com a nova gestão, veio também a revolução tecnológica. A TV TEM liderou a transição para o sinal digital, em 2012, oferecendo imagem e som em alta definição muito antes de se tornar obrigatório.
"O digital mudou o patamar da televisão em qualidade e tecnologia. Hoje, o analógico é raro, mas aquele investimento foi fundamental. E a ideia é essa, estar sempre olhando para frente, investindo em novos equipamentos, em novas tecnologias", conta Stefano Hawilla, atual presidente da TV TEM.
Em 2022, a emissora completou 20 anos com um projeto que envolveu dezenas cidades da área de cobertura da TV TEM, que inclui 318 municípios do estado de São Paulo, por meio da Caravana 20 anos. (Veja no vídeo abaixo coberturas marcantes da emissora).
Relembre histórias que marcaram os 20 anos da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região